Carnaval com Cinema!

.
Em fevereiro, tem Carnaval! E no cinema brasileiro a festa também esteve bastante presente, em diversas produções que valem a menção.
.
Humberto Mauro foi um importante nome brasileiro que levou o carnaval ao mundo do cinema. Em 1933, realizou seu primeiro filme falado: "A Voz do Carnaval", que mostrava vários cantores, como Carmem Miranda, interpretando marchinhas carnavalescas. Cenas ao vivo e de estúdio foram mescladas, numa espécie de semi-documentário, que também insere a figura do Rei Momo. Mauro parecia gostar de Carnaval ou do que o movimento revelava socialmente. Outra obra sua, "Favela dos Meus Amores" foi o primeiro a retratar uma favela e a contar a história de uma escola de samba. A Portela participou, não somente como um conjunto de situações fictícias, mas contagiando com o seu samba.
.

.
"Orfeu Negro" (Oephée Noir), de Marceu Camus, baseada na peça de Vinícius de Moraes. A produção francesa de 1959, Por sua visão ingenuamente idílica dos morros cariocas e sua gente — e sobretudo pelas músicas que as duplas Antonio Carlos Jobim-Vinicius de Moraes e Luiz Bonfá-Antônio Maria compuseram especialmente para o filme —"Orfeu Negro" fez sucesso até em lugares onde ninguém tinha a mais remota idéia do que era uma escola de samba. No elenco, atores brasileiros e franceses se misturaram para reviver o drama de Carnaval, que reflete as hierarquias sociais, além das diferenças entre a capital e o interior. O filme ganhou Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Globo de Ouro e Palma de Ouro em Cannes.
.

.
Quarenta anos depois, Cacá Diegues refilma o sucesso como "Orfeu". Com Toni Garrido como protagonista e Patrícia França, além de Zezé Motta, Milton Gonçalves, Cássio Gabus Mendes e, inclusive, o humorista Castrinho. A segunda versão ganhou música de Caetano Veloso e componentes mais atuais na história, como a presença dos traficantes das favelas cariocas. Mas reconta a história de paixão e tragédia de Orfeu e Eurídice. O filme foi sucesso de bilheteria e foi o representante brasileiro ao Oscar 2000, mas ficou fora das indicações.
.
Fernando Spencer foi outro importante autor, que porduziu diversos curtas e documentários sobre o Carnaval. Em 1974, "Caboclinhos do Recife", documentário em Super 8, em 10 minutos, foi o primeiro a retratar o Carnaval, tema recorrente na vida do autor. Ganhou prêmio de Melhor Filme do I Festival Brasileiro de Cinema de Curitiba (PR). Em 1975, Spencer produziu "O Teu Cabelo Não Nega", também em Super 8, também sobre Carnaval. Outra obra importante na carreira do autor-diretor é "Capiba: ontem, hoje e sempre" (1984), abordando a vida do músico, considerado o maior compositor de frevo de Pernambuco. Quatro anos depois, "Trajetória do Frevo", obra em 35 mm, de 9 minutos de duração, contaria com ilustrações do desenhista Antônio Clériston e narração do poeta paraibano Jommard Muniz de Brito. A obra considerada "prima" de Spencer é "Os Irmãos Valença" (2003), documentário de 11 minutos, que retoma o tema do Carnaval, fazendo uma espécie de colagem com outras obras do autor.
.


.
"Alô Alô Carnaval", de Adhemar Gonzaga e Wallace Downey Rodado no ano de 1936 nos estúdios da Cinédia, a história conta as dificuldades de dois produtores em custear a revista musical Banana da Terra. No elenco, nomes como Oscarito, Jorge Murad, Francisco Alvez, Dircinha e Linda Batista, Lamartine Babo, Almirante e Carmen Miranda.
.


.
"Carnaval Atlântida", de José Carlos Burle. Um dos maiores clássicos do gênero. Chega a ser um tratado do cinema da grande época dos estúdios nacionais. O enredo é sobre a tentativa de um produtor em montar no Brasil um épico grego e que acaba saindo um épico carnavalesco. O filme foi rodado em 1952 e conta no elenco com Oscarito, Blecaute, Nora Ney, José Lewgoy e outros. Um dos grandes nomes da chanchada nacional. O carnaval na nossa Hollywood.
.
"Carne de Carnaval", Mayra Jucá O carnaval de Olinda ganha registro por meio de declarações de moradores da cidade pernambucana. Rodado em 2002 e com 15 minutos de duração.
.


.
"Banda de Ipanema", de Paulo Cezar Saraceni. A mais importante banda de música da cidade do Rio de Janeiro tem sua história, juntamente com a do bairro, retratada nesse longa-documentário de 86 minutos rodado em 2002. As construções se dão por meio de imagens antigas e depoimentos atuais de músicos e moradores do bairro. A banda foi fundada em 1965.

.
"Jorjão", de Paulo Tiefenthaler. As famosas paradinhas na bateria das escolas de samba e a influência do funk têm dono, o mestre de bateria Jorjão. A Mocidade Independente de Padre Miguel agradece a Jorjão. Registro com apenas 13 minutos, finalizado em 2002.

(Baseado em texto de Cristina Moura)
.
Um bom Carnaval a todos! Curtam de boa!

9 comentários:

  1. Pô cara, Orfeu é bom filme néh. Toni Garrido não é um bom ator hehehe.

    Bom carnaval, abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Apesar do tema não ser Carnaval, lembro do Rio Babilônia, que se passava no carnaval do rio e mostrava como a cidade fervia nessa época.

    ResponderExcluir
  3. Detesto Carnaval, com excessão do fato de que não vou trabalhar, mas acho que vou arriscar a festa vendo "Orfeu", do Cacá Diegues.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, o único dessa lista que vi foi "Orfeu", que até é um bom filme, mas com os protagonistas errados - especialmente o Toni Garrido, né?

    Abraço e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  5. BAH! ÓTIMO POST!!!! quem sabe até pego algumd desses.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Bela pesquisa temática, Victor. Apesar da data não ser muito especial para mim, ao menos o clássico ORFEU NEGRO há de ser mesmo reputado imperdível. Pena que o DVD da Versátil tenha saído de catálogo!

    Cumps.

    ResponderExcluir
  7. Altos fundos do báu aí hein?! ^^
    Os únicos que eu lembro de ter assistido é Orfeu e Orfeu Negro.

    abraço

    ResponderExcluir
  8. Ta ai um grande post!
    Mtoo legal mesmo...não conheçia nenhum dos filmes!
    Quero ver Orfeu!
    ...carnaval no cinema, será!?" Essa eu quero ver mesmo!

    Inté"

    ResponderExcluir
  9. Muitos dos filmes só mesmo em arquivos em bibliotecas, ou nem isso. Já que são filmes muito antigos, com películas que já devem ter sido bem deterioradas, dada a pouca conservação da época, e até o certo descaso em relação.
    Mas "Orfeu Negro" em uma boa locadora se acha, e vale a pena conferir! E depois vale assistir "Orfeu" e fazer as devidas comparações. Só não me peçam pra elogiar as atuações do filme, hehe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...