Charlie Chaplin - 122 anos

.
Um parabéns aquele que é o grande gênio do cinema! 

O vagabundo, com calças largas,  paletó apertado e chapéu coco, tinha mesmo o diferencial nesse mundo. "O Circo" é só mais um grande exercício de Carlitos para retratar a verdadeira essência do cinema. Tenta conquistar a moça bonita, trapezista, entrando para o circo. Ela já está encantada pelo rapaz que anda na corda bamba e ele então tenta fazer de tudo para impressioná-la. É fácil dizer que Chaplin não precisa mais que um simples cabo de vassoura, para fazer encenar seu próprio ensaio na corda bamba.

Tenta conquistar a moça jovem e bonita e acaba sempre por conquistar o público. De trapezista a palhaço, acaba fazendo mágica em cena, é o dono desse picadeiro todo. Sutilmente passa sua mensagem. O Circo se vai, a brincadeira acaba, o círculo da tela se fecha... E Chaplin deixa seu leve protesto, aos seus amores inalcançáveis, ao tédio que alguns de cara fechada insistem em viver e ao mundo cheio de opressores.

Chaplin não tinha seus roteiros prontos, tudo era ali na hora, improvisadamente. Segundo ele, bastava uma única idéia e todo o resto aconteceria naturalmente... Como realmente acontece em seus filmes. Mas também, era capaz de repetir uma cena cem vezes, até que todas as possibilidades existentes para ela se esgostassem, e assim sairia a chamada "cena perfeita".

O cinema mudo tinha todo o aparato necessário para que Chaplin se saisse bem na tela, todo o gestual e expressão ganhariam força desse jeito e, mesmo com seu fim, Chaplin provou que era mesmo um gênio. Chaplin não queria que a fascinante figura do Vagabundo falasse. Quando o cinema falado já não deixa mais alternativas, Chaplin coloca a humanidade em xeque, no mais sublime dos discursos, em "O Grande Ditador". E em "Luzes da Cidade", tem-se uma verdadeira lição de poesia e de amor, num dos momentos mais emocionantes do cinema, entre o vagabundo e a florista cega.

"Que eu seja um comediante, mas um comediante que pensa."



2 comentários:

  1. Mestre! Grande rei do humor! Gostei do teu blog!

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Chaplin é um Deus do cinema para mim. Lindo post. OBS: Você foi indicado para recerber um selo de qualidade lá no blog: http://observatoriodocinema.blogspot.com/2011/04/mais-selos.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...