A Árvore da Vida (The Tree of Life, 2011)

.
Como lidar com a morte, se você ainda não percebeu o real valor da vida? Como ser feliz, quando tudo ao redor se desfaz em triste melancolia? Como ser um filho melhor, se você já é o espelho do seu pai? Como aceitar passivamente o caos, se o momento insiste em realizar testes de tormento? Como ser uma boa pessoa em um mundo em que "bons" e "maus" possuem a mesma sorte? Como viver em paz, sem ter a certeza do raio de sol na manhã seguinte?

É possível acreditar em Deus, quando tudo está errado? É possível acreditar que o universo inteiro exista por algum motivo aleatório e sem importância? É possível que tudo conspire unicamente a um ser, mesmo que ele viva em conjunto a uma infinidade de outros seres? É possível o mundo parar, para estabelecer a ordem de uma alma? É possível não haver um propósito para cada unidade existente neste universo? É possível haver uma certeza para algo que não se tem ao menos um álibi?

Até que ponto temos controle sobre os acontecimentos da nossa vida? Até que ponto estamos preparados para uma sucessão de perdas? Até onde vai a sua fé? Até onde você confiaria em quem você ama? Até onde seus atos representarão um peso ou um alívio para o seu caráter? Até quando você deve insistir com seus julgamentos? Até onde existe o amor, sem existir o perdão? Até que instante a vida termina, para dar prosseguimento a uma nova etapa?

Se o universo existe a bilhões de tempos, por que acreditar que o papel de cada ser humano deve se resumir a uma única jornada? Se a natureza estabeleceu um ciclo, por que achar que somos os grandes injustiçados do mundo? Se o homem não é o centro disso tudo, só por isso deve deixar de viver da melhor maneira possível? Se o homem é o centro disso tudo, deve acreditar que tudo irá se consertar para que ele viva da melhor maneira possível? Se não existe um fim, tudo pode ser encarado como um novo começo?

Independente do que aconteça, o mundo continuará a existir.

A vida é efêmera, mas os laços criados serão eternos.



A Árvore da Vida 
(The Tree of Life, de Terrence Malick, EUA, 2011)
Com:  Brad Pitt, Jessica Chastain, Sean Penn, Hunter McCracken, Tye Sheridan, Laramie Eppler.

4 comentários:

  1. Li muitos comentários e críticas sobre este filme. Esse é um dos que mais gostei. Vc colocou em palavras, ou melhor, perguntas, o que eu não conseguia definir ao ver o filme! Parabéns! Rodrigo (santagom@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo elogio e pela visita Rodrigo, venha mais vezes! O filme é realmente muito instigante e nos deixa com muitos questionamentos. Acredito que todos saíram da sessão refletindo sobre os temas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...