Animação nacional com 3 filmes no ano!

.
"Em alta no mundo inteiro, a animação dá mostras de força também no Brasil. Com as estréias do longa “BRichos”, “Turma da Mônica – uma aventura no tempo” e “Garoto cósmico”, todas em 2007, o país tem o maior número de desenhos animados lançados em um mesmo ano.
"BRichos", já em cartaz, é o primeiro da safra. Criado pelo curitibano Paulo Munhoz, o longa é protagonizado, como o título entrega, por animais da fauna brasileira, como onças, tamanduás, jacarés e quatis. Feito no tradicional estilo 2D (duas dimensões), o filme é protagonizado por Tales, uma onça adolescente fã de esportes radicais e videogames. Sua turma ainda é composta por um Bandeira, Jairzinho e Dumontzinho, respectivamente um tamanduá-bandeira, um quati e um joão-de-barro.

"Matrix" e "Submarino amarelo" 

Com um orçamento de quase R$ 2 milhões, “Garoto cósmico” conta até com uma pequena seqüência feita em 3D e conta com a presença de atores e cantores famosos dublando os personagens. Participaram do filme Raul Cortez (foi seu último trabalho no cinema, fazendo o personagem Giramundos), além dos cantores Belchior (Záz-Tráz) e Vanessa da Mata (Bailarina). Apesar de voltado para o público infantil, “Garoto Cósmico” faz referências a obras como “1984”, de George Orwell, e “Pé na estrada”, de Jack Kerouac, além de filmes como “Matrix” e “Submarino amarelo”. O desenho mostra a aventura dos garotos Cósmico, Luna e Maninho, que escapam de um planeta onde tudo é controlado e acabam encontrando Giramundos, que viaja com seu circo. Para viver em liberdade, eles têm que enfrentar Massaroca, um monstro que se alimenta de coisas chatas. Para completar o time, estréia no dia 16 de fevereiro o longa “Uma aventura no tempo”, com a Turma da Mônica. Também em 2D, mas feito com computadores, o filme vai mostrar Mônica e companhia viajando no tempo graças a uma invenção de Franjinha." (fonte: http://g1.globo.com)
________________

O Brasil ainda está engatinhando na animação. Que bom que pelo menos estão começando a valorizar esse ramo do cinema que tem muito a oferecer. Mesmo que sejam filmes muito infantis, é interessante que já estejam fazendo produções com orçamento de R$ 2 milhões, o que era impensável há alguns anos, ainda que seja muito pouco comparado aos muitos milhões que Hollywood tem gastado nisso. 

Ano passado tiveram apenas 2 filmes, o da "Turma da Mônica" e "Wood & Stock - Sexo, Orégano e Rock'n'roll". Existem alguns curtas também muito bons para se ver. "A Onda - Festa na Pororoca" é uma animação divertida, com foco na cultura do Pará, sobre uma festa no fundo do rio, durante a época da Pororoca. É de uma linguagem bem regional, do interior da região, por isso, quem é de fora do estado talvez não faça algumas referências divertidas que o curta tem a oferecer.

Entre longas e curtas, é sempre bom ver o Brasil no meio da animação. Pode ser muito cedo ainda e que leve anos e anos até que surja um grande sucesso, mas já é um bom motivo para se comemorar. 3 filmes de animação em um ano é pouco, realmente, mas é um recomeço para um país que se contentou com Cassiopéia e que nem ao menos tem indústria de desenho animado, só retransmitindo desenhos com aquele famoso "made in" tatuado.

4 comentários:

  1. Rapaz ... deveriam investir e muito na animação ... mas também tipo de xuxa e didi doem o cunhão de cada um ...


    nos anos 80 tinham a capacidade incrivel por causa da turma da mônica e espero que esse novo filme seja bom por que o cinegibi foi muito legal e o problema foi as "participações especiais" mas foi bom ...


    abraços

    ResponderExcluir
  2. é Johhny..é dose realmente ver produções de xuxa e didi, quando se tem muitos filmes bons ae só esperando que alguém os financie...
    taavez seja o maior problema do cinema nacional esse...
    O Cine-Gibi eu não vi..mas tem as participações da kelly key e outros né?..se eu não me engano..hehehe
    isso ae também mata a gente!..hehee


    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me de sempre ler os gibis da Turma da Mônica na casa do meu vizinho. É uma HQ que deve ter marcado a infância de muitos marmanjos. Gostaria de saber no que deu o Cine-Gibi, mas o fato de fazer a história dos personagens em movimento nunca me satisfez (vide a péssima animação da Turma criada no fim da década passada).

    ResponderExcluir
  4. é...parece que as vozes nunca são as que a gente imaginava qdo lia...hehehe
    não tem a mesma graça de que qdo é lida...não tem jeito..
    mas a iniciativa de se fazer uma animação em cima de algo que já existe é válida, principalmente para um país que não tem quase nada nesse estilo...serve para dar o mínimo de base e atenção do público para o gênero..


    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...