O Lutador

.

Bom, não se trata de Benjamin Button, mas comecemos de trás pra frente.
.
Eis um filme com um final espetacular! A cena, o corte, a música... Você está angustiado, e até satisfeito. Você está orgulhoso por “The Ram”, e por Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood e Bruce Springteen. A sensação é de que tudo realmente fez o maior sentido.
.
Mas deixo a sensação passar. E fico agora como advogado do diabo.
.
“O Lutador” é um filme que cresce durante a exibição, o final é estonteante, mas até que ele chegue, confesso que tenho meus problemas com certas coisas. Por vezes, me parece até chato acompanhá-lo, o filme é um tanto silencioso, sem trilha sonora, que só surge vez ou outra; os cortes são bruscos, as cenas são soltas. Talvez eu ainda esteja envolvido demais com toda aquela efusividade de “Slumdog Millionaire”. Talvez precise de um certo tempo até estar com a mente mais aberta para revê-lo e me acostumar com tudo isso de novo.
.
Há, no entanto, algo que me incomode ainda mais. Em diversos momentos, a câmera segue Randy, filmando por suas costas. Ok, há uma certa poesia pra tudo isso, “é como se quisesse mostrar que ele está sempre ‘indo à luta’, entrando num ringue, enfrentando seus problemas com a saúde, a solidão, a falta de comunicação com a filha”, ou como se dissesse, “o filme é com você Mickey! Nós apenas o acompanharemos”. Pode ser poético, mas me incomoda demais isso. O plano funciona perfeitamente na cena em que ele vai ao seu novo emprego, no supermercado, mas repeti-la mais 2 ou 3x não funcionou comigo.
.
Mas talvez tudo seja mesmo compensado pelo final. Não há como tirar o mérito de uma produção que tecnicamente já acabou, mas que até que você vá fazer alguma outra coisa, ela já passou e repassou na sua cabeça. Você está realmente orgulhoso de “The Ram”, e agora acha que tudo deverá valer a pena, se isso for realmente o que deseja fazer. Há força de vontade, esperança. Levamos toda uma dignidade conosco...
.
O Lutador 
(The Wrestler, de Darren Aronofsky, EUA, 2008)
Com: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood, Judah Friedlander, Ernest Miller e Todd Barry.

4 comentários:

  1. Filmaço, Victor! E adorei teu post sobre SLUMDOG MILLIONAIRE, o melhor que já vi sobre o filme.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Já li textos elogiosos a este filme. Já li textos mais pé no chão. A cada nova leitura, fico com mais vontade de conferir "O Lutador". Espero fazer isto em breve.

    ResponderExcluir
  3. Otávio, "O Lutador" é um grande filme sim. Apesar de achar que há filmes melhores e mais regulares no ano, não tenho dúvidas de seu sucesso também! E obrigado pelo elogio ao post de "Slumdog", esse sim é o melhor da ano pra mim!

    Kamila, Vale mesmo a pena conferir "O Lutador". Sei que muitos já o consideram como uma obra-prima, como filme substimado, mas pra mim é somente um bom filme, que tem final espetacular!

    ResponderExcluir
  4. Como ouvi num trailer do filme uma caso unica de uma conversão de ator e personagem, parecem memso um só, parece q não existe o ator somente a personagem mesmo!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...