Os Agentes do Destino

.

"Os Agentes do Destino" retrata a história de David Norris (Matt Damon), um jovem e promissor político em campanha para o senado. Antes de seu discurso sobre a derrota nas eleições, David encontra a bailarina Elise (Emily Blunt) por acaso no banheiro do auditório e logo se vê em um amor à primeira conversa-inteligente-instigante-e-descontraída. Mais uma obra do acaso e os dois se encontram em ônibus, o que vem a coroar a paixão e a confirmar em David que essa é realmente a mulher da sua vida. Para os céticos, mera desculpa cinematográfica para juntar um casal em uma trama. Para quem realmente acredita em destino, mera desculpa da vida para unir um casal. Para o filme, um grande descuido desses tais "agentes do destino", que não conseguiram evitar que o casal se encontrasse. 

Aqui, o destino realmente existe e é controlado por alguma organização "sobrenatural", na qual trabalham os agentes de terno e chapéu, que possuem a função de arrumar as coisas para direcionar o caminho das pessoas na vida. Você esqueceu a chave em casa, que fez com que se atrasasse para o trabalho e com isso escapou de um acidente de trânsito? Você teve um impulso de comer comida chinesa do outro lado da cidade e acabou conhecendo o seu melhor amigo ali? Ficou preso no elevador junto com aquele cara que lhe seria o seu futuro chefe? Tudo obra dos agentes do destino. 

Para que tudo dê certo, esses agentes podem encurtar os caminhos através das portas na cidade. Abriu uma porta na 5ª Avenida, saiu em uma porta de um depósito no subúrbio. Um universo paralelo de emaranhados atalhos só para quem possui o chapéu. Aliado a isso, os agentes ainda podem parar o tempo e apagar memórias. David seria o Neo dessa instigante Matrix, o ato falho nesse sistema.

A comparação é até desrespeitosa com a história dos Wachowski. A interessante premissa prefere subestimar a capacidade do espectador e adota respostas preguiçosas às questões abordadas na trama. Sabe-se que David e Elise não podem ficar juntos, mas que ele tentará fugir desses agentes para uma nova oportunidade com a moça. Já há um plano determinado para o jovem político e para a bailarina, mas separados um do outro. Sem sucesso e cheio de ameaças, David fica tempos longe de Elise, até receber a ajuda de um dos agentes, que por um motivo qualquer sentiu que devia ajudá-lo. A partir daí, a trama parte para aqueles até divertidos jogos de caça, mas aqui com o objetivo de tentar mostrar que o "amor poderá superar todos os obstáculos e blablablá".

Mas se o amor poderá superar tudo e o suposto amor deles é tão intenso, por que é tão perigoso manter os dois juntos? Ficamos com a resposta dos próprios agentes: simplesmente é. Qual o real plano que a moça possui, por que o moço de chapéu decide ajudá-lo, quantos desses agentes existem no mundo ou quem é a organização por trás desses agentes também são perguntas não respondidas. O espectador fica no nível mais baixo da história e sabe tanto quanto os personagens, que infelizmente nada sabem. Assim, embora possua um argumento com enorme potencial, advindo do conto The Adjustment Team (1954, de Philip K. Dick), "Os Agentes do Destino" assume uma postura covarde e feel good, voltado para aqueles que acreditam que os acontecimentos da vida são meras desculpas para que tudo dê certo no final.


Agentes do Destino (Adjustment Bureau, de George Nolfi, EUA, 2011) | 5,5
Com: Matt Damon, Emily Blunt, Anthony Mackie, John Slattery, Michael Kelly, Terence Stamp

3 comentários:

  1. Eu quero muito assistir a este filme porque acho o trailer um tanto intrigante, mas acho que a obra nem estreará aqui em minha cidade...

    ResponderExcluir
  2. Parece ser chato!

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ah, o filme é até divertido, principalmente se você entra na história sem grandes pretensões de encontrar um novo conceito fantasioso. As ideias, na verdade, são bem simples e não me parece haver nenhum absurdo no roteiro. O clima fantástico é tratado até com certa naturalidade pela história. Emily Blunt é linda!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...