Quando ainda não havia um reino tão tão distante, um gato já aprontava das suas com seu melhor amigo cabeça de ovo Humpty Dumpty. A procura pela badalada pata dos ovos de ouro, que ficava em um castelo do gigante tão tão distante quanto as nuvens, deveria iniciar roubando feijão e outras coisas mais na casa do João. Ninguém rouba gordura para fazer sabonete, mas a primeira regra do clube do feijão é: você não fala sobre o clube do feijão.
Assim, o gato de botas tem seu objetivo traçado, em meio a momentos de galanteador Don Juan e Zorro, levando consigo "a fama de homem mau, com nome temido, de gênio violento e que jamais gostou de alguém". Nos duelos de espada é o tal, mas ao lançar o já famoso olhar de gato pidão e indefeso ele reconquista seu público. Tal qual o cavaleiro solitário, há de lutar sozinho por essa empatia, ainda que tenha a companhia da Kitty "Pata Mansa", não há força suficiente nos coadjuvantes dessa vez.
Além da qualidade técnica excelente da Dreamworks, o longa apresenta um dos melhores 3D desta última safra. É um filme que diverte bastante, em uma história que funciona bem e com algumas doses de boas referências, mas sem medo de fugir da auto-referência de Shrek. Se os filmes da Marvel contam o início de seus heróis, com a intenção clara de reuni-los depois, "Gato de Botas BEGINS" nem se incomoda em querer tomar um rumo próprio e longe do ogro, utilizando apenas a estética dos longas e aquela pitada de humor ácido. Com todos os trocadilhos possíveis, pode-se dizer que o felino está preparado para andar com suas próprias pernas.
Em um ano fraco de animações, facilmente figura entre os melhores, ao lado de "Rio" e bem à frente das continuações de "Carros" e "Happy Feet". Embora "Rango" queira ser mais pretensioso, primando por um estilo próprio do faroeste e de visual mais marcante, nem de longe possui o carisma e a capacidade de entretenimento do gato. Há de se esperar ainda por "Tintim" e o "Operação Presente", da boa equipe de "Fuga das Galinhas" e "Wallace e Gromit". Assim, até o momento, deve ser figura certa para o Oscar, abrindo caminho para uma fácil franquia, que deverá ser esgotada até a última gota de leite.
(Puss in Boots, de Chris Miller, EUA, 2011)
Dubladores: Antonio Banderas Salma Hayek, Zach Galifianakis, Billy Bob Thornton, Amy Sedaris, Zeus Mendoza, Constance Marie.
Eu pensei que seria a bomba do ano, mas o filme teve uma recepção boa. Mas acho que verei em DVD mesmo.
ResponderExcluirAinda verei. Gosto do personagem. Sendo um filme melhor que Shrek 3 e 4, já estaremos no lucro.
ResponderExcluirAbs!
É um bom filme Alan. E não foi tão difícil de sair algo melhor que os Shreks 3 e 4 Otávio. Gato de Botas faz o básico, mas diverte pelo menos.
ResponderExcluirVou assistir a este filme amanhã. Acho que, até mesmo devido ao carisma desse personagem na série "Shrek", seria inevitável que ele ganhasse seu próprio filme. Espero achar divertido!
ResponderExcluir