Crítica: Gato de Botas (Puss in Boots, 2011)

.

Quando ainda não havia um reino tão tão distante, um gato já aprontava das suas com seu melhor amigo cabeça de ovo Humpty Dumpty. A procura pela badalada pata dos ovos de ouro, que ficava em um castelo do gigante tão tão distante quanto as nuvens, deveria iniciar roubando feijão e outras coisas mais na casa do João. Ninguém rouba gordura para fazer sabonete, mas a primeira regra do clube do feijão é: você não fala sobre o clube do feijão. 

Assim, o gato de botas tem seu objetivo traçado, em meio a momentos de galanteador Don Juan e Zorro, levando consigo "a fama de homem mau, com nome temido, de gênio violento e que jamais gostou de alguém". Nos duelos de espada é o tal, mas ao lançar o já famoso olhar de gato pidão e indefeso ele reconquista seu público. Tal qual o cavaleiro solitário, há de lutar sozinho por essa empatia, ainda que tenha a companhia da Kitty "Pata Mansa", não há força suficiente nos coadjuvantes dessa vez.

Além da qualidade técnica excelente da Dreamworks, o longa apresenta um dos melhores 3D desta última safra. É um filme que diverte bastante, em uma história que funciona bem e com algumas doses de boas referências, mas sem medo de fugir da auto-referência de Shrek. Se os filmes da Marvel contam o início de seus heróis, com a intenção clara de reuni-los depois, "Gato de Botas BEGINS" nem se incomoda em querer tomar um rumo próprio e longe do ogro, utilizando apenas a estética dos longas e aquela pitada de humor ácido. Com todos os trocadilhos possíveis, pode-se dizer que o felino está preparado para andar com suas próprias pernas. 

Em um ano fraco de animações, facilmente figura entre os melhores, ao lado de "Rio" e bem à frente das continuações de "Carros" e "Happy Feet". Embora "Rango" queira ser mais pretensioso, primando por um estilo próprio do faroeste e de visual mais marcante, nem de longe possui o carisma e a capacidade de entretenimento do gato. Há de se esperar ainda por "Tintim" e o "Operação Presente", da boa equipe de "Fuga das Galinhas" e "Wallace e Gromit". Assim, até o momento, deve ser figura certa para o Oscar, abrindo caminho para uma fácil franquia, que deverá ser esgotada até a última gota de leite.

★ Gato de Botas
(Puss in Boots, de Chris Miller, EUA, 2011)
Dubladores: Antonio Banderas Salma Hayek, Zach Galifianakis, Billy Bob Thornton, Amy Sedaris, Zeus Mendoza, Constance Marie.

4 comentários:

  1. Eu pensei que seria a bomba do ano, mas o filme teve uma recepção boa. Mas acho que verei em DVD mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ainda verei. Gosto do personagem. Sendo um filme melhor que Shrek 3 e 4, já estaremos no lucro.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. É um bom filme Alan. E não foi tão difícil de sair algo melhor que os Shreks 3 e 4 Otávio. Gato de Botas faz o básico, mas diverte pelo menos.

    ResponderExcluir
  4. Vou assistir a este filme amanhã. Acho que, até mesmo devido ao carisma desse personagem na série "Shrek", seria inevitável que ele ganhasse seu próprio filme. Espero achar divertido!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...