Amazon vs Rio Amazonas: A disputa pelo domínio .amazon

.
A gigante Amazon, muito adorada por cinéfilos e amantes da leitura, agora está nas notícias dos principais tablóides, não por vender os melhores títulos e sempre agradar muito os cliantes com novidades, mas por disputa de domínios. Junto com o domínio .book (livro), .author (autor) e .read (leitura), a Amazon está tentando reivindicar o domínio .amazon e, não surpreendentemente, está enfrentando alguma oposição. Os governos do Brasil e Peru acreditam que a honra deve ir para o verdadeiro Rio Amazonas, ou seja, à proteção desse ambiente, ao avanço dos direitos indígenas, e a outros usos de interesse público. 

O The Guardian relata que os dois governos apresentaram queixas com a ICANN – o órgão internacional responsável pelo sistema de nomes da internet. O Ministério Brasileiro de Ciência e Tecnologia se soma à oposição dos países, dizendo que "permitir que as empresas privadas registrem nomes geográficos como gTLDs para reforçar a sua estratégia de marca ou lucrar com o significado desses nomes não serve, em nossa opinião, ao interesse público", e acrescenta que outros países da região partilham da mesma opinião. 

Um caso semelhante está se desenrolando na Argentina, cujo governo está competindo com o varejista de roupas Patagônia pelo domínio .patagonia. Nomes próprios não são os únicos TLDs em disputa, no entanto. A Amazon está batalhando com editoras e indústrias relacionadas pelo domínio .book (livro). 

Enquanto essa história se desenrola, concordando ou não com a marca, aqui no Brasil você pode continuar comprando seus filmes em DVD, Blu-Ray e 3D ou seus livros favoritos, com preços e ofertas especiais. É só aproveitar um cupom desconto Extra, oferecido pelo Cupons Mágicos, que sua compra ficará muito mais em conta. 

Fonte: The Verge


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...