"Tropa de Elite" na disputa em Berlim!

.


..E "Tropa de Elite" figura na lista dos filmes selecionados para a mostra oficial da 58ª edição do Festival de Cinema de Berlim, que acontece entre 7 e 17 de fevereiro de 2008.

Na disputa ao Urso de Ouro ainda estão presentes o (cada vez mais forte) "There Will Be Blood", de Paul Thomas Anderson; "Gardens of the Night", de Damian Harris; "S.O.P.: Standard Operating Procedure", de Errol Morris; "Lake Tahoe", do mexicano Fernando Eimbcke; "Zuo You (In Love We Trust)", do chinês Wang Xiaoshuai; o filme alemão "Kirschblüten-Hanami", de Doris Dörrie; e o polonês "Katyn", de Andrzej Wajda, que será exibido fora de competição.

O Brasil já ganhou o Urso de Ouro e Urso de Prata em 1998, com o filme de Walter Salles, "Central do Brasil", e com Fernanda Montenegro.

O diretor de Tropa de Elite, José Padilha", acredita que Berlim vá abrir as portas para o filme ser lançado em outros festivais americanos antes da estréia oficial nos cinemas dos EUA.

"Tropa" chegou a figurar a lista principal do Festival de Sundance, mas o distribuidor internacional Harvey Weinstein decidiu tirá-lo da competição por apostar em uma indicação em Berlim, um dos três festivais mais importantes da Europa e mais prestigioso do que a mostra americana de cinema independente. (fonte: O Dia Online)

Todo esse lobby que o filme está tentando fazer, no entanto, poderá servir "apenas" para alavancar seu nome nas salas de exibições nos EUA e Europa. Como o representante brasileiro para indicação ao Oscar de Filme Estrangeiro será "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", dificilmente Tropa de Elite estará presente na festa da Academia. E, diferentemente de "Cidade de Deus" - que mesmo fora do Filme Estrangeiro recebeu outras 4 indicações, por Direção, Roteiro, Montagem e Fotografia -, "Tropa de Elite" não chega a ser um filme que impressiona tecnicamente. Mas seria fantástico ver novamente um filme brasileiro na festa de gala do cinema americano, disputando Roteiro e Direção, e Wagner Moura de igual para igual com Daniel Day Lewis e Tommy Lee Jones! E melhor seria se "O Ano..." além de concorrer por filme estrangeiro, também estivesse presente em Fotografia e Trilha Sonora!

Mas "Tropa de Elite" já merece seus devidos parabéns ao entrar na disputa do Urso de Ouro, assim como "O Ano..." já havia feito 1 ano antes. Quanto ao Oscar, não deve ser pra tanto. Ainda que sejam fantásticos!


8 comentários:

  1. Filmaço, filme do ano!

    Ótima notícia. E pensar que lamentamos quando ele foi retirado de Sundance.

    Que Padilha ganhe o Urso de Ouro. Mas, putz, com P.T. Anderson e o super-hypado THERE WILL BE BLOOD na parada...

    ResponderExcluir
  2. Que notícia maravilhosa, essa da seleção de Tropa de Elite para a mostra oficial do Berlinale. Espero que o filme repita o mesmo sucesso obtido por "Central do Brasil".

    ResponderExcluir
  3. Legal, ainda não sabia dessa notícia. Acho que a disputa é difícil, afinal temos o Paul Thomas Anderson e seu "There Will Be Blood", mas a seleçã de "Tropa de Elite" dá mais forças no caminho do filme ao Oscar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Tropa de Elite é mesmo o filme do ano, mas é maior que isso, ele abriu uma discussão mais séria da pirataria. Esse filme era para ser o blockbuster nacional de séculos, mas a pirataria não deixou, agora enquanto os caras continuarem a cobrar preços de R$ 16 para ver um filme, haja dvd mesmo.

    ResponderExcluir
  5. A disputa com There Will Be Blood vai ser complicada, mas só o fato de existir essa disputa já é pra nos deixar orgulhoso!!
    Filmaço mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Ótima noícia...
    o filme é realmente excelente !

    Espero que vençao festival, apesar da forte (e certamente belíssima) concorrência de "There Will Be Blood" !!!

    ResponderExcluir
  7. TROPA DE ELITE é um dos melhores filmes do ano! Wagner Moura merece indicação ao Oscar, assim como José Padilha. Mas sei que isso não vai acontecer.

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Eu não acho (respondendo ao Museu do Cinema) que a pirataria foi o motivo de não fazer do filme o blockbuster nacional...(na verdade, foi isso que aconteceu...foi o blockbuster nacional)! Foi a pirataria a divulgação do filme...pode acredita!

    Ouvi dizer que o filme vai pro Oscar de 2009! Isso se ele for...
    Mas realmente...merece!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...