"O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" na disputa!

.


Divulgada a lista dos 9 pré-selecionados a disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e o brasileiro "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias" marca presença! Junto dele constam: o austríaco "The Counterfeiters,", o canadense "Days of Darkness", o israelita "Beaufort", o italiano "The Unknown", o casaquistanês "Mongol", o polonês "Katyn", o russo "12" e o servo "The Trap".
.
E pra quem ficou chateado com a derrota de "Central do Brasil" para "A Vida é Bela" ou pelo fantástico "Cidade de Deus" ter sido completamente ignorado na época, podemos dizer que o Brasil nunca esteve tão perto. Ainda que os outros filmes pré-indicados possam também surpreender e deixar o brasileiro de fora , "O Ano..." já tem um enorme caminho aberto, já que a grande surpresa da lista, no entanto, é pela ausência das favoritas produções "4 meses, 3 semanas e 2 dias", "Persépolis" e "O Orfanato", e ainda outras produções tidas como fortes, como o argentino "XXY".
.
E quer saber? Bem feito. Que se dane essa justiça que foi sempre duvidosa. E se "O Ano..." realmente vencer, entraremos no clima e iremos aplaudir de pé... Como todos os anos acontece em Los Angeles, no legendário Teatro Kodak.

10 comentários:

  1. Na verdade, eu queria Tropa de Elite, mas já que não foi o representante, torço da mesma forma para O Ano, do qual também gostei bastante.

    Estranho foram os filmes que ficaram de fora. O Ano deve ter conquistado os Judeus.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  2. Eu ficaria puto se Central do Brasil levasse no lugar de A Vida É Bela. Cidade de Deus deveria, sim, entrar. Mas já que não deu, bola pra frente. Vamos torcer para que O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias seja pelo menos indicado. Não concordo com a escolha dele, pois não é um dos melhores filmes brasileiros, mas tudo bem. Sorte nossa que Persépolis está ausente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olha que concordo com seus comentários um pouco radicais! ;-) Putz, se algum país tem que reclamar de 'justiça' nessa premiação, esse é o Brasil! Só assim para entender nossa não-indicação com "Cidade de Deus" e a derrota absurda de "Central do Brasil". Quero mais é que "O Ano" seja indicado e vença - mas não duvido nada que isso não aconteça.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bah1 na torcida!!! sou muito mais esse filme do que Tropa de Elite - acho que "O Ano..." representa muito mais uma tendênci ado cinema brasileiro (uma identidade cinematográfica) do que o filme deJosé Padilha, que nada mais é que cultura POP revestidad e assunto sério.
    na torcida!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou super feliz com essa notícia, porque, desde o anúncio de que "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" seria o representante brasileiro no Oscar, eu acreditava em uma indicação para o prêmio.

    Acho que com as ausências do filme romeno e do filme francês, nossas chances de indicações aumentam ainda mais.

    ResponderExcluir
  6. Wally, Acho "Tropa de Elite" um filme mais denso que "O Ano...", mas como a categoria de Filme Estrangeiro "prefere" filmes mais emotivos, acho correta a escolha de "O Ano.." sim.

    Alexsandro, Sobre a escolha brasileira ter sido "O Ano.." é o que falei pro Wally. E eu gosto bastante do filme, acho tecnicamente bem produzido, tem uma fotografia e trilha que se encaixam perfeitamente à simplicidade que o roteiro traz como mensagem. Gosto bastante. E ficamos na expectativa, ainda mais agora que favoritos caíram fora.

    Vinícius, É o que eu acho também, até hoje não me conformo com a vitória da Gwyneth Paltrow sobre a Fernanda Montenegro. A vitória de "A Vida é Bela" eu até entendo, o filme do Benini e "Central do Brasil" tinham chances iguais, e quem vencesse ali estaria em boas mãos o prêmio. Já "Cidade de Deus" é um dos casos absurdos do Oscar. Portanto, só lamento aos romenos e franceses.

    Felipe, Concordo que "O Ano.." tem uma linguagem muito bonita, resgata uma identidade de cinema brasileiro ali do final da década de 90, é um filme tecnimente muitíssimo bom. Mas "Tropa de Elite" é também um filme fantástico, e traz a tona assuntos mais recentes, que parece mais frequêntes ao cotidiano que o povo se acostumou a ver na televisão e na mídia de um modo geral.

    Kamila, Também acho que "O Ano.." foi escolha acertada do Brasil sim, e agora com as ausências dos favoritos o filme tende a ganhar mais força ainda! Que venha a indicação entre os 5 e depois o prêmio!

    ResponderExcluir
  7. POis é, "Tropa de Elite" é mais recente, porém acho que ele está cada vez mais ganhando uma aura de realidade social, uma aespécie de "viu... é isso que acontece, por isso que tem droga no Brasil", quando na realidade o filme não passa de cultura POP. Ele está começando a se tornar o que ele não é: denúncia. E se for encarado como denuncia é deum maniqueísmo terrível, onde inverte e transforma o classe média em mal e o pobre em bom - como se o problema do tráfico no Brasil fosse a existência da classe média consumidora, se resaumindo a isso.

    Enfim, acho que "O Ano.." é um filme não que resgata o final dos anos 90, mas sim é uma amostra do atual amadurecimento dos filmes nacionais, onde o roteiro é pra lá de bem trabalhado e um filme tem um ritmo todo próprio, cria seu ritmo (principal caracterpistica da nova safra de filmes) e n~çao tenta copiar de produção americana ou imitar Cidade de Deus.

    Enquanto cinema considero "O Ano.." um filme bem mais satisfatório.

    ResponderExcluir
  8. Felipe, concordo que "Tropa de Elite" tende a ser muito mais Pop mesmo, não funcionando como filme-denúcia. Mas o que quis dizer foi que o assunto em que o filme se apóia é de um tema que ganhou destaque nos últimos anos. Fato é que o tema central do filme tende a ser mais do dia-a-dia do BOPE, e não se detém a questionar pesadamente sobre o tráfico em si, só que por abordar até mesmo de modo supercial acaba virando cultura pop mesmo.

    E eu acho que "O Ano.." tem muito de filmes produzidos em 90 Felipe. Tanto a estética quanto a linguagem. O filme tem um roteiro bem trabalhado mesmo, mas é conduzido de uma maneira tão simples que encanta. Vejo muito isso em "Abril Despedaçado", "Central do Brasil", mesmo em "Terra Estrangeira". Em que há uma história que aos poucos vai sendo contada, sem pressa, e pra quem assiste, apenas admira a obra enquanto já está integrado a todo o ambiente criado.
    É o que penso nessa analogia...hehe


    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Victor... ah.. acho que "O Ano..." é bem isso que você falou agora, foram ótimas as comparações, que realmente podem se fazer cm estas outras obras e poderíamos entrar com mais uma penca de filmes (que bom!) que vems sendo feitos nesse "feitio". Concordamos nisso acho eu... só que subiria um pouco mais a data, não acho que esses filmes sejam da década de 90 enquanto referência, eles já são do finalzinho da década. Mas isso é uma aquestão de datas hehhahaha

    falow!

    ResponderExcluir
  10. Será que O ANO é "the little one that could" da categoria de Filme me Língua Estrangeira, assim como PEQUENA MISS SUNSHINE o foi na categoria principal no ano passado?
    É um filme de qualidade e o Brasil já não aparece lá há quase uma década...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...