Crítica: Amor Sem Escalas (Up in the air, 2009)

.

Atenção passageiros do vôo Desprendimento 03, com destino ao fantástico mundo da natureza humana, embarque imediato, portão Jason Reitman.

You’re fired! Para Donald Trump isso talvez não seja problema, é só apontar o dedo na cara do infeliz, deixar algumas veias saltarem na testa, cerrar os olhos e tã-dã! O trabalho está feito, a audiência garantida e aquele indivíduo já não faz mais parte da empresa. Na vida real, no entanto, não há um grande patrocinador que banque esta idéia. É preciso ter calma, hombridade, humanizar o processo, indicar novos caminhos. E se a quantidade de funcionários recebendo o bilhete azul passa das dezenas por dia, é preciso de Ryan Bingham (George Clooney).

É um trabalho sujo, mas já que grandes empresas não têm essa coragem toda, Bingham é a arma. É preciso frieza para isso, olhar nos olhos, convencer da situação e ainda mostrar um novo horizonte que havia sido perdido no tempo. “É uma grande chance de você seguir o seu verdadeiro sonho e ir fazer o que gosta.” Realmente soa como uma grande oportunidade. Mas não pense que há sentimentos nisso tudo, não com Bingham. It’s just business.


Cartões e cartões de hotel. Fidelidade na companhia aérea. Milhas e milhas e mais milhas a acumular nisso tudo. “Próximo destino? Aeroporto, por favor! Amigos? Vivo cercado de pessoas o tempo todo! Família? Todos morrem sozinhos! Casamento? Veja a quantidade de divórcios!” Ele não quer dinheiro, nem amor sincero. Apenas milhas. Eis a sua obsessão.

Entre indas e vindas ao Hilton, surge Alex (Vera Farmiga). E se Bingham tiver uma alma gêmea, essa é Alex. Ela é puro desprendimento. Hoje é St. Louis, amanhã Minnesota, mas amanhã a tarde ela estará disponível para um sexo casual. Não há acanhamento algum em relação a isso. Perfeito para Bingham.

E eis que surge a tal da videoconferência. Gastos com a companhia aérea? Não mais, meu caro. Demissões acontecerão agora daqui mesmo. Redução de custos, lugar fixo, estabilidade. “Como alguém pode ser demitido por videoconferência?!!!” O problema não está na impessoalidade do processo, mas na falta das milhas e nessa forçada estabilidade. A jovem Natalie (Anna Kendrick) é a responsável por tudo isso, e ele há de viajar por aí com ela para mostrar a ineficácia desse novo sistema.


Natalie é um protótipo de Bingham. É capaz de estabelecer um fluxograma para o momento demissional. “Está tudo nos folders”. Mas é daquelas que define uma meta pra tudo e estabelece planos e mais planos e um roteiro próprio pra sua vida – aquela que é perfeita, com o príncipe encantado e a família feliz estereotipada –. É um cubo de gelo, que só precisa de umas doses de whiskys pra se desmanchar na sua verdadeira essência.

Jason Reitman pretende que você comece a pensar em você mesmo. Em como anda o seu trabalho, o seu convívio com a família, se realmente faz o que gosta ou se acomodou a fazer, no que está construindo de relações humanas. É pra você pensar no que realmente importa pra você e irá fazer a diferença daqui a uns anos. É uma bela mensagem, e como livro deve funcionar perfeitamente.

Mas você está viajando de classe executiva, e por mais que a viagem esteja bem agradável e sem grandes turbulências, talvez falte aquele detalhe do brinde de champagne na taça de cristal, que só uma 1ª classe é capaz de lhe servir. Além das milhas a mais, é claro.



★★★
Amor sem Escalas 
(Up In The Air, de Jason Reitman, EUA, 2009)
Com: George Clooney, Anna Kendrick, Vera Farmiga.

3 comentários:

  1. Quero ver, quero ver! Reitman não resisto.

    ResponderExcluir
  2. Assista, é ótimo mesmo! Mas não acho que seja um filme pra tanto buzz!

    ResponderExcluir
  3. Jason Reitman ainda não errou. Ele começou sua carreira no cinema com o pé direito e vem entregando filmes consistentes.

    Amor sem escalas não é um simples filme romântico, ele aborda o tema da crise americana com muita maturidade e ainda diverte e emociona o espectador.

    Foi um dos meus filmes preferidos de 2010.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...