E o Dragonildo pode mesmo parar Toy Story 3?

.

Nos últimos dias, um burburinho tem apontado para uma provável surpresa no Oscar de Melhor Animação, no qual o "Como Treinar o Seu Dragão" pode desbancar o "Toy Story 3". Grande parte dos comentários que davam pontos favoráveis ao filme de Soluço e Banguela vem pelo desempenho no Annie Awards, o próprio Oscar das animações.  No Annie, o Dragão foi o grande vencedor, conquistando 15 indicações e vencendo em 10 categorias, enquanto o filme de Woody e Buzz saiu de mãos abanando.

A pergunta: é pra tanto? A grande questão do Annie é que a Disney simplesmente boicota a premiação, por não concordar com os critérios de votação e de escolha dos votantes. O Annie concede direito de voto a qualquer profissional da área de animação e o comentário é que a Dreamworks oferece gratuitamente as carteirinhas da associação aos seus funcionários, para que votem em seus filmes. Não é errado, mas como a animação é certamente um campo mais restrito que os de filmes "live action", a disputa acaba ficando entre as próprias produtoras, cada uma votando em si. Além da própria Dreamworks ser um dos patrocinadores Ouro do evento, ao lado da Nickelodeon.

Vale lembrar que a derrota no Annie também era esperada pela Disney, que já viu "Wall-E" ser desbancado pelo fraco "Kung Fu Panda" na premiação. O alerta é que "Como Treinar Seu Dragão" está anos luz a frente do filme do Panda e "Toy Story 3" pode ter um peso equivalente a "Wall-E", o que já tornaria a disputa passível de surpresa. No entanto, a concorrência pelo Oscar não parece ser tão preocupante assim. Ao menos é o que a Disney espera, já que fez até campanha (confira aqui os cartazes) para Toy Story 3 brigar como Melhor Filme, conseguindo inclusive colocá-lo no Top 10 da categoria.

De qualquer forma, agora é outra disputa, as cédulas de votação já foram enviadas justamente no burburinho para o Dragão e tudo poderá mudar. Mesmo o peso de uma indicação a Melhor Filme pode não ser suficiente para garantir o Oscar de Melhor Animação a Woody e cia. Mas será que o buzz do adorável dragão será mesmo capaz de superar o Buzz dos brinquedos? Meu voto vai para a Disney-Pixar, e o seu?

4 comentários:

  1. Meu voto é para COMO TREINAR O SEU DRAGÃO, sempre. Já no Oscar, o filme tem pouquíssimas chances de vitória. Porque, mesmo sendo adorado por muitos, TOY STORY 3 é bem mais aclamado. Eu fico feliz com as vitórias de DRAGÃO não apenas no Annie, mas no VES Awards, e acho-o merecedor dos prêmios, já que o considero superior ao filme da Pixar em todos os sentidos -- em história e em qualidade de animação, notadamente.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro Como Treinar Seu Dragão. Foi uma grande surpresa, até hesitei muito em assistir. Mas Toy Story 3 é imbatível - até pelo o que o filme representa pra mim e pra todos que acompanharam as duas primeiras partes na época de seu lançamento.
    Agora, não acho possível isso acontecer não, Victor, apesar que eu continuaria feliz, pois CTSD realmente me conquistou. Porém, seria uma gigante incoerência, já que o TS3 alcançou ainda indicação para filme. Esse risco não há.

    E Kung-Fu Panda vencer de Wall-E tipo pegadinha do Malandro. Mas não sabia desses motivos não, obrigado pelo esclarecimento. ;)

    []s!

    ResponderExcluir
  3. Também adoro "Como Treinar o Seu Dragão"! É um filme de uma qualidade fantástica, história emocionante e ousada como a Pixar ainda não foi. Mas ainda assim, fico com TS3.

    ResponderExcluir
  4. Tanto aqueles que eu amo, mas, no caso do primeiro, que os 10 anos de idade gostei, minha pequena gostei e tenho certeza que assim como milhões de pessoas. Para mim, foi inesquecível e maravilhoso, acho que a espera valeu a pena, sem dúvida que Toy Story 3 é um dos filmes infantis que marcaram jovens e velhos, uma mistura com alguma emoção foram a combinação perfeita para não apenas entreter o público, mas também para cativar. Ótimo, ótimo filme que não me canso de dizer isso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...