Crítica: A Era do Gelo 4 (Ice Age 4, 2012)

.

"A Era do Gelo" surgiu como uma animação que tinha elementos muito característicos em relação às outras produções do gênero. A temática se destacava, por exemplo, mostrando o ambiente da Terra glacial, as mensagens sobre a natureza, o "início" da humanidade e animais extintos. Além disso, contava com um grupo de protagonistas relativamente carismáticos, embora fosse o esquilinho Scrat quem roubasse as cenas sempre que aparecia, tal como os pinguins e o Rei Julien em "Madagascar". Com isso, a produção conseguia fugir do deja vu de "aventuras com animais muito loucos", como "Selvagem", "Os sem florestas", "O bicho vai pegar" et al.

Como seria muito difícil não ceder ao potencial comercial do filme, não demorou para que a Blue Sky logo criasse a franquia. Desde então, as continuações passaram a perder [e muito] o tom. Saíram os humanos da jogada, arrumaram "par românticos", incluíram novos coadjuvantes e derem prosseguimento à evolução do planeta, com o derretimento das geleiras, o surgimento dos dinossauros e agora com a separação da pangeia. Contudo, o roteiro parou no tempo e passou a se contentar com simples aventuras e risadas isoladas.


Dessa vez, o mote está na volta do mamute Manny a sua família, que ficou do outro lado do continente. Perdidos no meio do oceano, o grupo deve aturar a avó de Sid e o bando de piratas de macacos. Assim, "A Era do Gelo 4" garante as mensagens de valores familiares e de amizade, passados por Amora e Ellie (família do Manny), e Diego e Shira (a tigre dente-de-sabre para formar o casal da vez). Também é claro que o filme tem seus momentos engraçados, principalmente com Scrat em busca da sua noz. Mas, de modo geral, o que há é uma postura de episódio, como um desenho clássico que objetiva entreter com situações aleatórias, mesmo que seguindo o título daquele fragmento.

É evidente o esgotamento. Seria mais interessante tentar criar um spin off de Scrat, como o Gato de Botas teve em "Shrek", mas como curtas, como está fazendo "Toy Story", só não dá para ir arrastando desse jeito. Se em "Madagascar" ao menos conseguiu-se um razoável e provável final para a franquia, a sensação que fica é a de que "A Era do Gelo" pretende se tornar um novo "Em Busca do Vale Encantado" e seus 13 filmes de aventuras do Littlefoot. Sabe-se que é tentadora a ideia de reutilizar personagens estabelecidos, cenários prontos, texturas e filtros, mas já passou da hora da Blue Sky saber que existe uma diferença gigantesca entre passar mensagens ambientais e fazer filmes com os conceitos de "sustentabilidade".
.
A Era do Gelo 4
(Ice Age: Continental Drift, de Steve Martino e Mike Thurmeier, EUA, 2012)
Com: Aziz Ansari, Joy Behar, Peter Dinklage, Queen Latifah, Denis Leary, John Leguizamo, Jennifer Lopez, Nicki Minaj, Heather Morris, Keke Palmer, Simon Pegg, Ray Romano, Seann William Scott, Patrick Stewart, Wanda Syke.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...