O Cheiro do Ralo

.


O Cheiro do Ralo. Baseado no livro homônimo de Lourenço Mutarelli.
.
O filme conta a história de Lourenço (Selton Mello), um comprador de antigüidades. De seu cotidiano na loja, e sua vida conturbada com a mulher, surgem as situações cômicas e filosóficas do filme. Sobre sua mulher, o que se pode dizer...“Mulher é tudo igual, se você bobear os convites já estão na gráfica!”. E em sua loja de relíquias, entre objetos excêntricos e pessoas não menos que isso, encontra desde relógio de corda até olho e perna mecânica, de mulher viciada ao ex-combatente da segunda guerra. A pessoa interessada em vender chega, senta e mostra o seu valioso produto. Ele analisa, dá o preço, e se não gostar... F!
.
“Por favor, pode se sentar. Tá sentindo o cheiro ruim? É do ralo!”. E o ralo é não somente o responsável pelo cheiro ruim, ou pelas risadas durante o filme, é por ele que vem a análise da mente obsessiva do Lourenço (pode-se dizer que também do homem em si). Se, no início, ser um comprador de quinquilharias era um tanto complicado – já que pra isso deveria oferecer um preço bem abaixo do que o objeto valia para poder obter um lucro, e isso dava um pouco de pena, em virtude de todos que iam ali serem pessoas realmente necessitadas do dinheiro – com o “aparecimento” do bendito cheiro (ou maldito cheiro) surge também a tormenta que é agüentá-lo, e o conseqüente estresse, que acabaria por ser descontado nos clientes. Logo, é o cheiro o grande responsável por tornar Lourenço um coisificador.
.
E tudo por causa de uma bunda. “A” bunda, diga-se bem a verdade. "Poderia me casar com essa bunda!". É um círculo vicioso em que ele está metido. Vai à lanchonete todos os dias comer um podre de um sanduíche, apenas para ver A bunda da garçonete de nome impronunciável, e como o sanduíche sempre cai mal tudo acaba indo para a privada, que irá resultar no cheiro insuportável do ralo. Bunda – Sanduíche – Privada – Ralo. A culpa é mesmo toda da bunda.
.
O cheiro vem da bunda, o cheiro vem do ralo, o cheiro vem da merda. “_Aqui cheira a merda. _É o ralo. _Não. Não é não. _Claro que é. O cheiro vem do ralo. _O cheiro vem de você. _Olha lá. Olha lá, o cheiro vem do ralinho. _Quem usa esse banheiro? _Eu. _Quem mais? _Só eu. _E então, de onde vem o cheiro?”. É a grande mensagem do filme. Se são as merdas do mundo que fedem, e quem faz tudo isso é o homem, já sabemos de onde vem o cheiro. É por coisificar as pessoas, e os sentimentos, que há merdas pra tudo quanto é lado nesse mundo. É disso que o filme fala, desse pó acumulado numa loja de antigüidades, desse fedor insuportável que vem do banheirinho dos fundos.
.
Entre a comédia sarcástica e mensagens de tom crítico, o roteiro te faz pensar. Mesmo que na bunda... Mesmo que no cheiro ruim que vem do ralo... E Selton Mello sem dúvida vem junto com o roteiro, é o próprio Lourenço atormentado e obsessivo.
.
“De todas as coisas que tive, as que mais me valeram, das que mais sinto falta, são as coisas que não se pode tocar, são as coisas que não estão ao alcance de nossas mãos. São as coisas que não fazem parte do mundo da matéria.”
.
O Cheiro do Ralo. Eis um filme são. (Mesmo não sendo)

8 comentários:

  1. Victor, gostei muito de "O Cheiro do Ralo". O filme tem um personagem principal que é um anti-herói. E gosto muito do paralelo que é feito pelas mudanças que a gente vai vendo em Lourenço, que, quanto mais se vê dentro de seus próprios problemas, mais vai vendo aquele ralo ficando mais podre. É como se o fedor de lá fosse a representação da podridão que envolve a pessoa dele.

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi o filme...
    senti um clima de spoiler no texto, mas mto bom msm assim!
    rsrsrs
    Esse filme parece ser tão insano como o Selton...rsrsrs
    Mas curto o estilo e a mensagem aparentemente complicada, q parece ser mais normal do que se pensa...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Kamila, o filme é mesmo muito bom, além de ter momentos muito divertidos (pra mim, todas as vezes que ele contracena com a atriz da bunda!!), tem uma reflexão muito interessante! Essa podridão que vai aumentando junto com o Lourenço, funciona exatamente pro ser humano, quanto mais ele vai se "coisificando" mais podre ele vai ficando!
    Entendo que vai por aí...
    E obrigado pelo elogio!! hehe

    Willian, desculpa o meio spoiler, eu devia ter avisado!..hehe Mas nem é tanto assim não, apenas uns trechos pra contextualizar!..hehe
    E como eu disse, "O Cheiro do Ralo" é um filme são, ainda que não seja! E o Selton Mello realmente encarna o personagem obsessivo e neurórico totalmente! Muito bom!!

    ResponderExcluir
  4. Cara, ainda não vi o filme. Mas pretendo corrigir isso em breve.

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Não sei quem foi melhor: se Selton Mello interpretando Lourenço ou Wagner Moura interpretando o Capitão Nascimento. O Cheiro do Ralo é,com certeza, um dos melhores filmes brasileiros dos últimos tempos. Pena não ter repercutido na mídia o tanto que merecia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Otávio, não deixe de assistir o filme mesmo, é muito bom!!!

    Alexsandro, Selton Mello e Wagner Moura são os melhores do ano mesmo, mas pela carga do papel, o Wagner Moura fica na frente! E é uma pena mesmo que O Cheiro do Ralo não tenha tido muito espaço na mídia e não seja muito conhecido pelo público, porque o filme é dos melhores mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Victor, revi esse filme ontem e só serviu para confirmar a maestria da narrativa do Dhalia. É um sopro de renovação para o cinema brasileiro, que inclusive esse ano está bastante vigoroso. Lourenço é um personagem sujo e o cheiro do ralo é uma metáfora perfeita de sua podridão.

    ResponderExcluir
  8. Rafael, o filme é dos melhores pro cinema brasileiro sim, no mínimo original! E Lourenço e o Cheiro do Ralo não se desvencilham mesmo!hehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...